Você sabe a diferença entre distúrbios e dificuldades de aprendizagem?


Há muitas dúvidas em relação a pergunta feita no título do post, sendo assim, decidimos tocar nesse assunto tão importante e que você, caro leitor, deve saber. 

É de suma importância saber diferenciar distúrbio de dificuldade de aprendizagem, fazer tal distinção no meio médico e pedagógico tem sido uma tarefa árdua. Saber diferenciar os dois casos separadamente, principalmente o professor, faz com que o mesmo busque conhecer as causas, avalie as propostas e, principalmente torne o diagnostico um processo participativo de colaboração dentro do Sistema Educacional. 

Um distúrbio é um termo ligado ao aluno, visto que sugere a existência de comprometimento neurológicos em funções corticais específicas. Em uma analise mais aprofundada, distúrbio é uma anormalidade patológica por alteração violenta na ordem natural da aprendizagem e se caracteriza como por um resultado abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: fala, leitura, escuta, escrita, habilidades matemáticas e raciocínio lógico. 

Já a dificuldade é um termo mais ligado a problemas de ordem psicopedagógica e sócio – culturais, ou seja, o problema não está centrado somente no aluno. Sendo assim, conceituado como atrasos no desempenho escolar por motivos variados como: falta de interesse, problemas emocionais, mudança de escola, inadequação metodológica e etc. Ou seja, se trata de uma "barreira", um obstáculo, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. 

Nesse contexto, a visão dada mostra que as dificuldades causadas pelo não-aprender crescem assustadoramente, por terem menor possibilidade de "perturbar a vida" do que outros casos mais graves, tornam-se muitas vezes negligenciadas ou relegadas a um segundo plano. Uma pessoa consegue ver, ouvir, movimentar-se, e se for razoavelmente inteligente, parece ser "senso comum" que ela leia, escreva e faça cálculos matemáticos, porem, segundo GESCHWIND (1991), o "senso comum" é um dos maiores inimigos das pessoas com distúrbios de aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Filmes sobre TDAH

Dicas de Livros sobre TDAH