Atividades de apoio

Como no TDAH é difícil focar a sua atenção em algo, há maneiras de treinar isso e estimular o cérebro em atividades feitas em conjunto para a inclusão dos mesmos, fora isso, é também uma atividade de lazer, no qual os pais podem participar e a escola pode apoiar esses tipos de estímulos/métodos. As seguintes atividades de apoio são:
  1. Folha para resumo - Criado com base no site www.uai.com.br em que há uma matéria feita pela escritora Gladys Mariotto, que possui TDAH. Em seu livro Gladys ensina sua metodologia própria de aprendizagem em diferentes plataformas que completam perfis diversos de estudantes. Visto que para o aluno conseguir entender melhor o assunto dado em sala de aula não pode ser somente com a realização da leitura de textos, é necessária a utilização de outros métodos. Fazer um resumo em uma ficha com uma estrutura já definida ajuda o aluno a seguir um determinado padrão ao escrever, aumentando o nível de concentração, escrita e aprendizado da matéria. Podendo depois fazer alterações em cima do resumo, como marcar as partes importantes, fazer recortes e colagens, colorir os principais tópicos, anotações, desenhos, entre outros, que podem ser somados a esta metodologia de estudo.
  2. Aulas com sistema de monitoria Esta aula visa ser interativa, orientadora e de fácil entendimento, colocando em prática os métodos citados acima, em qualquer que seja a matéria. Supondo ser no CMM, essa aula contaria com o apoio de professores das aulas de suas respectivas matérias, e alunos voluntários que consigam ajudar os que possuem mais dificuldades.
  3. Mapa - É um novo método elaborado pelo nosso grupo que consiste em o aluno, elaborar através do uso criativo e intuitivo, uma espécie de mapa, sobre determinado assunto dado em sala. O aluno utilizará imagens, lápis coloridos diversos, cola, papéis coloridos, adesivos, entre outros (com a supervisão de um professor capacitado para interagir com esses alunos), isso tudo para fazer um mapa mental sobre determinado assunto. Isso fara com que o aluno vá além do automático de escrever o assunto copiado no quadro, o aluno agora poderá interagir mergulhar na matéria, uma vez que foram utilizados inúmeros recursos para a captação e compreensão de dada matéria. O uso de recursos de reforços positivos é indispensável. Pode variar de instituição para instituição, mas o reforço positivo é indispensável para a eficácia total do método, pois como a psicóloga Cacilda Amorim afirma, é preciso o reforço positivo para o tratamento do TDAH uma vez que eleva a autoestima e afeta o cérebro em inúmeras camadas neurológicas.
  4. Jogo interativo - Para a realização desse jogo serão necessários alguns materiais para montar o jogo e começar a jogar. Nosso grupo utilizou os seguintes materiais: 
  • Uma madeira como tabuleiro (colocamos um material por cima para cobrir a madeira) 
  • As casas foram feitas no computador e impressas 
  • Papel cartão (para fazer os cartões com perguntas que vão ser retirados durante o jogo) 
  • Dados (para que as pessoas se movam no jogo) 
Nosso grupo montou um jogo que visa ajudar crianças e jovens com TDAH no âmbito escolar, para ajudar a melhorar a sua concentração e memória, para que elas possam ter um melhor aprendizado e escolhemos um jogo, pelo fato de ser algo divertido e recomendado por especialistas, pois prende a concentração de quem está jogando, auxilia na motivação e também ajuda a incluir essas crianças e jovens no meio social escolar fazendo com que elas não fiquem excluídas. 
O método criado pelo nosso grupo é bem simples e fácil de fazer, pois ele consiste em um jogo de memória onde é realizado em um tabuleiro, com casas para andar, peças pra movimentar no tabuleiro e dados para ver o quanto a pessoa irá andar no jogo. 
Durante a partida existem cartões (um com algo escrito e outro um exercício simples de se resolver), a pessoa pega dois cartões para concluir a etapa, o que possui a questão e o que está em branco para a resolução da pergunta que retirar. As perguntas podem ser feitas sobre qualquer matéria que a criança ou o jovem tenha, se ela pegar a questão e responder corretamente ela ganha o direito de jogar os dados novamente e assim ficar mais próxima de terminar o jogo, caso ela erre a questão ela terá que passar para o colega que estiver jogando com ela. 




















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